O empresário contábil nunca foi tão imprescindível, mas seu cliente sabe disso?

A rotina contábil e o cumprimento dos prazos dos escritórios para com seus clientes é algo que toma quase todo o tempo das atividades dos contadores.

O empresário contábil nunca foi tão imprescindível para seus clientes como agora, em tempos desafiadores. Novas demandas dos clientes e porque não fazer mais do que o contrato foi necessário para que ambas as partes pudessem manter seus negócios ativos.

Acontece que, na maioria das vezes, o contador não investe na comunicação com seu cliente. Algumas tarefas são desempenhadas, mas o cliente nem fica sabendo. Um relatório com as atividades desempenhadas ou agendar uma reunião online para clientes mais expressivos, podem manter clientes mais tempo na sua carteira.

Torne a comunicação mais clara e eficiente

Alguns escritórios de contabilidade perdem oportunidades de negócio por não estarem “na hora certa e no lugar certo”. A não disponibilização de ferramentas eficientes e versáteis de comunicação faz com que exista uma certa distância entre o escritório de contabilidade e o cliente e isso não é bom para nenhuma das partes.

O primeiro passo, portanto, é capacitar os seus colaboradores para utilizarem os mais variados tipos de ferramenta. Mensageiros como o WhatsApp ou Telegram, por exemplo, podem sim ser formas eficientes de conversar com os clientes. Lembre-se que a ideia é dar mais agilidade ao atendimento e, portanto, estar disponível no canal mais usado pelo seu cliente faz a diferença.

Novamente, é importante ressaltar que nessa área você deve ser proativo. É preciso pensar à frente do seu cliente para poder oferecer as ferramentas que ele precisa. Na maioria das vezes, apenas o básico será solicitado. Cabe a você mostrar que existem mais possibilidades e, principalmente, quais são os benefícios de adotá-las.

Agregue valor ao seu atendimento

Quais são os itens relacionados ao seu trabalho que os clientes mais gostam? Faça uma pesquisa para descobrir quais são as impressões que eles têm sobre o seu serviço e descubra quais são os seus pontos fortes. Esses itens devem ser trabalhados pelo marketing e pelo departamento de vendas como um diferencial do seu produto ou serviço.

Se engana quem pensa que apenas o preço é um fator decisivo. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas em muitas situações há empresas que preferem dispender um pouco mais de dinheiro em troca de uma maior tranquilidade. Se a sua empresa tiver condições de oferecer um atendimento mais personalizado, por que não fazer isso? Isso em marketing chama-se mix de serviços. Se você como gestor não está monitorando a demanda do seu cliente poderá abrir brechas para que ele vá ao mercado buscar soluções, que no momento, você não tem.

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