Home Office permanente é solução para alguns escritórios

O trabalho em Home Office, que para alguns já era uma realidade, foi ampliado massivamente com o lockdown, causado pela crise sanitária do novo coronavírus. Os profissionais contábeis também não ficaram de fora. Muitos escritórios fecharam as portas e contaram com o trabalho de seus colabores de maneira remota, em suas casas. Puderam sentir as vantagens e desvantagens do trabalho remoto e correram com os desafios que surgiram.

As adaptações com o mobiliários, computadores, acesso aos arquivos, aprender a fazer reuniões online, salas virtuais, entre outros, fizeram parte de todo o processo. Acontece que, em meio a tantas transformações, o proprietário do escritório contábil começa a por na balança os custos mensais despendidos para se manter um local fixo, como aluguel, água, energia, internet, limpeza, manutenção, dentre outros. A realidade é que os reflexos da crise sanitária, começa a deixar suas marcas, com muitas empresas que fecharam ou fecharão no lockdown e não têm fôlego para recomeçar, bem como a inadimplência dos clientes dos escritórios contábeis.

Muitos escritórios tiveram que adaptar o valor de seus honorários, oferecendo um desconto temporário a seus clientes durante a pandemia, diminuindo assim o recebimento de suas receitas. Nesse sentido, a matemática é implacável. O contador se vê forçado a fazer contas e conciliar receitas e despesas. Após meses de trabalho em Home Office, muitos perceberam que a coisa não é tão feia quanto se parece. Num momento de tanta incerteza, não é apenas os donos dos escritórios que ficam receosos, seus colaboradores também, e muitos desses, até melhoraram sua performance de trabalho, mostrando-se mais ativo e com maior cooperação. Afinal, flexibilidade é a palavra de ordem em momentos delicados.

Se por um lado há uma economia nas despesas fixas dos escritórios, por outro há de se ter o cuidado na manutenção do entrosamento da equipe, na segurança dos dados e documentos dos clientes e também no próprio atendimento aos clientes, quando se faz necessário algum contato físico e pessoal. A tendência é que muitas empresas reduzam seus espaços para salas bem menores, que tenham apenas objetivos de algumas reuniões semanais entre seus colaboradores, pequenos grupos se reunindo para trabalhos em conjunto ou recepção/atendimento de clientes.

Imprimir


Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.