Ampliar e flexibilizar os benefícios dos funcionários é uma boa saída para crise?

O trabalho remoto forçou uma adaptação muito rápida das empresas devido à crise do novo coronavírus. Em meio a tantas alterações do cotidiano das empresas, as mudanças físicas do local de trabalho levantou também questões ora antes nunca pensadas. Muitos empresários tiveram de aprender a trocar o pneu com o carro andando. Com os empresários contábeis, isso não foi diferente.

Além da alteração da rotina do controle dos processos, muitos escritórios se viram forçosamente a repensar seus controles online, tarefas diárias dos colaboradores, além da preocupação da motivação do time, de modo que o desempenho não caísse. Os benefícios aos funcionários também foram levantados nesse momento. Afinal, faz sentido manter o vale-refeição, uma vez que o colaborador está em casa? Ou pagar em dinheiro esse benefício é uma solução mais eficaz? Outra questão levantada foram os limites de cada tarefa que uma pessoa desempenha em sua própria vida, por exemplo, no escritório, os limites em que o colaborador está disponível para a empresa estão claramente definidos, enquanto que, em casa é necessário um cuidado muito maior do gestor para manter o respeito desses limites, de modo a conciliar o horário de trabalho, o de descanso e o de lazer dos colaboradores. A preocupação com o mobiliário disponível na casa dos colaboradores também foi um ponto levantado, como cadeira, mesa ou mesmo os computadores e acesso aos arquivos dos escritórios, bem como a segurança com os dados dos clientes.

O gestor contábil passou e passa ainda por grandes preocupações. Além de manter a produtividade da equipe, tiveram suas demandas de trabalho aumentada, sem que necessariamente a receita acompanhasse. Muitas empresas fechando, clientes solicitando novas demandas e orientações, além da inadimplência do setor, situações que colocam à prova, todo planejamento e capacidade de gestão do escritório.

O jogo de cintura em meio a tantos desafios, seja com colaboradores, clientes e vida pessoal que a situação coloca é imprescindível. A CONT, Associação dos Escritórios de Contabilidade de Jundiaí e região acompanha de perto e oferece todo auxílio e apoio a seus associados. No grupo de WhatsApp dos associados, várias questões dessa crise são colocadas e soluções e ideias compartilhadas entre seus membros. Poder ter com quem dividir todas as dúvidas, dificuldades e principalmente poder ter sugestões construtivas é um ótimo apoio nesse momento tão delicado.

Imprimir