Preventiva Medicina do Trabalho dá dicas ergonômicas para home office

Trabalhar em casa, sim. Prejudicar sua saúde, não.

A ergonomia é fundamental para o desenvolvimento e aplicação de técnicas, com objetivo de transformar o trabalho e adaptá-lo às características e variabilidade do homem e do processo produtivo, possibilitando maneiras eficientes e seguras de execução das tarefas, sem comprometer a saúde e o bem-estar do trabalhador.

Embora possa usar uma roupa mais à vontade para trabalhar em casa, você precisa seguir algumas disciplinas para que o home-office não prejudique sua saúde, e são elas:

  • Respeitar seus horários de trabalho, hora de café, almoço e jantar e sua família deve ser orientada a isso também.
  • Organização, pois sua mesa de trabalho deverá conter aquilo que necessite para a execução de seu trabalho.
  • Concentração, a interrupção constante em sua tarefa poderá lhe causar stress, procure o local que se sinta mais tranquilo, livre de muitas interrupções.
  • Iluminação: Apesar de não possuir o luxímetro para quantificar a intercidade luminosa, você pode utilizar algumas técnicas para o conforto de iluminação: Não deixei teclado e mouse na sombra de seu monitor, de preferência que a sombra que seu monitor projete esteja para as costas dele. Não fique de costas para janelas sem cortinas, pois o reflexo não irá proporcionar um conforto visual.
  • Se você não tem uma cadeira ergonômica (que regula sua altura), procure uma cadeira que possibilite você colocar os pés no chão, e se isso não for possível, procure um apoio para seus pés da largura e comprimento de deles e da altura adequada para deixar seus pés apoiados. Sua cadeira deve possibilitar que seu joelho fique em 90º.
  • Sua mesa deve ter a altura que possibilite ficar com os cotovelos apoiado a 90º, e para com isso aproxime a cadeira da mesa de modo que fique de 45 á 70 cm de distância do monitor.
  • O monitor de seu computador deve estar dentro de sua linha de visão, de forma que olhe ao pegar o monitor com seu braço esticado ele fique centralizado. Você não pode ficar com sua cabeça olhando para baixo ou para cima, bem como não deve trabalhar na posição lateral. Case necessite de apoio para elevar o monitor é valido utilizar caixas e livros.
  • Se estiver trabalhando com notebooks, o teclado e mouse devem ser independente do notebook.
  • Para completar sua jornada de trabalho, escolha um horário de seu dia para realizar pelo menos 15 minutos de uma atividade física e/ou alongamento e não esqueça das pequenas pausas que realizará ao longo do trabalho.

Fonte: Grupo Preventiva – grupopreventiva.com.br

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