Fala do Presidente

A Inteligência Artificial nunca será humana

Fala do Presidente

Robotização, inteligência artificial, big data, nuvem, blockchain e por aí vai. Pare para pensar na quantidade de novos termos, principalmente tecnológicos, que hoje fazem parte do nosso vocabulário, em conversas e reuniões com clientes, equipes e, principalmente, entre nós mesmos.

Infelizmente ainda não deixamos de nos preocupar com aquelas siglas que tanto nos atormentam: eSocial, Reinf, DCTF, GFIP, PIS, COFINS, ICMS, e muitas outras. Mas só por essa rápida observação, fica muito evidente a grande transformação pela qual passa nossa atividade profissional e nossa atuação como empresário contábil.

É natural (e não artificial) que isso cause preocupação. Sim, porque esses termos remetem imediatamente à ideia de substituição do trabalho humano. Quando se fala em IA (inteligência artificial), por exemplo, logo vem a ideia de um computador ocupando o “meu” posto de trabalho.

Mas, muita calma nessa hora. Penso que os questionamentos e preocupações devem ser outros e, mais do que isso, eu já percebo os profissionais da contabilidade posicionando-se de forma correta.

A Inteligência Artificial nunca será humana. Sempre haverá tarefas em que os humanos serão mais rápidos, mais confiáveis e até mais baratos que a tecnologia.

Nesse contexto, é momento de utilizar toda essa tecnologia disponível e nos posicionarmos de forma mais patente como os maiores responsáveis pela prosperidade de qualquer tipo gestão, seja de uma empresa, de uma entidade ou de um empresário individual. Se conseguirmos realmente aproveitar a IA para o cumprimento de obrigações acessórias chatas, que empreendedor nenhum gosta nem de ouvir falar à respeito, poderemos utilizar nossa IH (Inteligência Humana), para o que realmente pode agregar valor aos negócios de nossos clientes. Alguém já falou que esse momento pode ser libertador e me parece que tem razão.

Para auxiliar nossos associados nessa jornada de transição, a Diretoria da CONT está muito atenta e empenhada na missão de defender os interesses e promover o desenvolvimento da classe contábil de Jundiaí e Região. Procuramos estar cada vez mais próximos dos principais representantes de classe e dos responsáveis pelas instituições públicas ligadas à nossa atividade. Ao mesmo tempo, acreditamos que organizar eventos como o curso gratuito de criatividade que foi oferecido em Agosto deste ano, pode contribuir para despertar insights fundamentais para o avanço de nossas empresas e equipes.

Aliás, aproveito para anunciar mais uma vez, que a CONT vai disponibilizar ônibus gratuito aos associados para os 3 dias da CONVECON 2019, a Convenção dos profissionais da contabilidade do Estado de SP. Sempre participo da CONVECON, que é organizada pelo CRC-SP e posso dizer que vale cada centavo investido. Aproveite!

Essa não é a primeira vez que a contabilidade passa por uma grande transformação. E, provavelmente, não será a última. Por isso, aproveitando a data comemorativa do Dia do Contador, dia 22 de setembro, mais uma vez registro aqui meu cumprimento a todos os profissionais que lutam de forma corajosa para se adaptar as evoluções constantes pelas quais sempre passam nossa profissão. Parabéns à todos os Contadores e Contadoras!

Boa reflexão e boa leitura!

Vem pra CONT!
Danilo Galvão Acerbi
Presidente

Imprimir