Como transformar seu escritório num escritório contábil online

Como transformar seu escritório num escritório contábil online

Já falamos aqui no Boletim Cont, em matérias anteriores, sobre a diferença entre contabilidade digital e contabilidade online. Nunca é demais ressaltar essas posições:

A contabilidade digital está ligada a automatização de tarefas e processos por meio de sistemas contábeis ligados à softwares de gestão. Já a contabilidade online remete à internet e está ligada a ideia de um escritório contábil virtual, com atendimento não presencial e, muitas vezes, à prestação de serviços a custos reduzidos.

Para se ter um escritório contábil online é necessário, anteriormente, ter um escritório digital, pois a maioria dos processos devem estar nas nuvens, ou seja, digital. Para isso, além da integração contábil, que une o sistema contábil ao sistema de gestão, você pode utilizar a tecnologia para ganhar escala e volume no atendimento. Veja algumas ferramentas:

  • Trello, para gerenciar projetos;
  • Skype, para melhorar a comunicação interna ou externa;
  • Google Drive, para editar ou armazenar arquivos.

Treinar internamente sua equipe é parte primordial no novo processo. Você pode pegar um ou dois clientes e iniciar aos poucos essa transição, para que depois, em um segundo momento, essa nova forma de atendimento seja implementada em todos os clientes do escritório contábil. Os clientes também devem ser conscientizados da alteração e da nova forma de trabalho. Mostre as vantagens para os clientes em se usar esse tipo de gestão do escritório e o que ele ganha com isso.

Para atrair clientes interessados nesse novo modelo de contabilidade, é necessário divulgar a novidade, concorda? Resumidamente, por meio de uma estratégia de marketing digital é possível ser encontrado por clientes em potencial.

Veja como:

  • criando um blog com conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
  • usando as redes sociais;
  • investindo em e-mail marketing;
  • montando um site para a sua contabilidade.

Muitos contadores acabam confundindo a contabilidade online, apenas quando utilizada para vender serviços contábeis de maneira mais barata, e assim desvalorizando a classe contábil. Mas essa é uma das maneiras de posicionar um escritório contábil prestando serviços online. A outra maneira é poder ampliar a oferta de serviços para clientes de todo o Brasil. Muito clientes, e escritórios contábeis têm dúvidas de como isso ocorre, pois em alguns tipos de empresas é necessária uma presença física para abertura de empresa. Ocorre que, nesses casos, o escritório contábil terceiriza essa etapa do trabalho com outro escritório contábil da região, de onde está localizada a empresa (cliente) e depois mantém a administração online de qualquer parte do país.

Uma outra vantagem é poder nichar o mercado. Há muitos escritórios com experiências em determinados segmentos, por exemplo, contabilidade para hotéis, contabilidade para escolas particulares, contabilidade para restaurantes, entre outros. Porém, a maioria dos escritórios têm receio em focar seu marketing em determinados nichos, pois acham que devem atender o que aparecer. E isso não é o ideal, pois o seu escritório deve ter um posicionamento diferenciado para poder cobrar mais pelos honorários, e assim, sair da guerra de preços baixos entre os escritórios. Um cliente preferirá pagar um pouco mais para um escritório especializado no seu segmento, e que, realmente, tenha algo mais a oferecer.
Daí a importância em se abrir para o online e atender várias do Brasil.

Katiê Fernanda T. Bastos
Nort Marketing Estratégico

Imprimir