Como fazer uma campanha online para captação de clientes de IRPF?

Ainda é comum vermos placas e faixas na frente de alguns escritórios de contabilidade nessa época do ano, os quais, divulgam seus serviços de IRPF. Sim, apesar do mundo online, ainda é uma técnica utilizada para atrair clientes que passam por aquela localização. Até funciona, porém em uma escala muito menor que o online.

Para montar uma campanha online de captação de clientes para Imposto de Renda é necessário definir para quem vai anunciar esse serviço. Certamente, o público que possui uma baixa renda não necessita desses serviços. Aí já está uma diferença entre a divulgação online e a física (a off-line). Esta última está lá para qualquer pessoa que passe em frente ao estabelecimento e não é direcionada.

Os escritórios de contabilidade possuem indicadores de seus públicos, porém talvez não tenham compilado esses dados em seu favor. Vou explicar:
Se você possui uma listagem dos clientes que fizeram IRPF com seu escritório em anos anteriores, você deveria mapear qual a faixa etária deles e qual a ocupação, se são aposentados ou não, se são investidores, empresários e onde moram. Se você tem esses dados já consegue por aí ter uma noção dos perfis de pessoas que compram esse serviço de seu escritório. Se você ainda não tem essa lista, sugiro que faça a partir deste ano.

Apesar de alguns escritórios de contabilidade fazerem anúncios de seus serviços na rede de pesquisa do Google, o Facebook é uma ferramenta em que os escritórios contábeis podem utilizar para divulgarem seus serviços de maneira indireta.  Digo indireta, pois pelo código de ética há muitas restrições na publicidade, então é necessário, divulgar conteúdos e tornar-se uma autoridade no assunto e assim divulgar seu escritório contábil.

Vou explicar uma técnica de captação via facebook para escritórios contábeis: você pode criar um E-mail marketing com as principais alterações do IRPF 2019 e também as dúvidas mais comuns. Para receber esse conteúdo, a pessoa no facebook, (chamamos de Lead), deverá preencher o nome, e-mail e telefone. Pronto, você já tem contato de um possível interessado para IRPF2019. Você deverá patrocinar, ou seja, direcionar esse seu anúncio, com as novidades do IRPF2019, para pessoas que normalmente solicitam esse serviço. Lembra da lista de levantamento que comentei no início do texto? Ela servirá para definição desses públicos lá no Facebook. Com um pequeno valor você poderá fazer uma captação grande para esse e outros serviços.

Com os novos e-mails de interessados, você pode criar uma sequência de e-mails e novos conteúdos relacionados ao tema e automatizá-los, isso é, criar uma programação para que uma vez por semana essa pessoa receba o e-mail de seu escritório, de forma automática, lembrando-a para não deixar para última hora para fazer o imposto de renda.

Katiê Fernanda Tedesco Bastos
Nort Marketing Estratégico

Imprimir


Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.