Por que você deve realizar o Levantamento e Necessidade de Treinamentos para sua empresa em 2019

O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.
— Peter Drucker

A CONT pode ajudar você trazendo treinamentos específicos a fim de ajudar os colaboradores e a organização a cumprirem suas metas e objetivos.

O levantamento das necessidades de treinamento (LNT) é uma metodologia que vem ganhando muito espaço na área da gestão de pessoas e gestão do negócio.

A verdade é que, muitas vezes, os treinamentos não têm como base as reais necessidades da empresa e também são conduzidos sem observar os objetivos finais da organização. Para haver um desempenho ativo sempre o empregado deverá saber do propósito do treinamento que esta sendo realizado e sua real aplicação em suas tarefas.
Outra forma de disseminar o conhecimento é sempre que possível compartilhar o conhecimento recebido em um treinamento (dividir o material, apresentação, apostila, providenciar um resumo do conteúdo entre outras formas).

O levantamento das necessidades de treinamento (LNT) é um processo de avaliação cujo objetivo é ser uma ferramenta de diagnóstico para determinar quando e qual treinamento deve ser realizado dentro de determinada empresa.

Essa prática reúne dados do negócio para determinar o treinamento que precisa ser desenvolvido a fim de ajudar os indivíduos e a organização a cumprirem suas metas e objetivos. Desse modo, é uma avaliação que analisa os conhecimentos, as habilidades e os costumes dos colaboradores e da empresa, para identificar setores ou áreas de necessidade.

Tudo começa pela pesquisa de avaliação de necessidades de treinamento, que pode formar a base para determinar a eficácia do treinamento administrado. Inclusive, é possível refazer o LNT após os treinamentos terem sido realizados para verificar se houve um aumento no desempenho verdadeiro. Afinal, para sermos mais específicos e mensurar resultados na gestão, devemos sempre comparar o antes com o depois.

Então, você pode usar diferentes fontes para determinar as necessidades de treinamento:
◆ reorganização de processos;
◆ descrição de cargos;
◆ melhorias de processo;
◆ entrevistas de empregados;
◆ novas contratações;
◆ queixas de colaboradores e reclamações;
◆ novos equipamentos e tecnologias;
◆ mudanças nos procedimentos;
◆ resultados de avaliações de desempenho;
◆ mudanças no regulamento;
◆ planejamento de sucessão;
◆ testes de habilidades;
◆ novos negócios

Por fim, programe uma reunião geral com os empregados ou com um departamento específico. Nela, é importante reunir ideias dos colaboradores sobre suas necessidades e seu próprio ambiente de trabalho.

Em seguida, determine os resultados desejados do treinamento para atender a essas necessidades. Eles poderão servir como parâmetros de sucesso do treinamento.

Para qualquer programa de treinamento efetivo, é necessário identificar corretamente o que ou quem precisa ser treinado.
Portanto devemos fazer as seguintes perguntas:

◆ o que é necessário
◆ por quê?
◆ onde é necessário?
◆ quem precisa disso?
◆ como será fornecido?
◆ quanto vai custar?

Por fim, nos podemos ajudá-los com as realizações de treinamentos para os associados e para sua empresa. Compartilhe conosco sugestão de temas e iremos nos esforçar na busca de trazer novos cursos e treinamentos para vocês. Envie-nos um email para cont@cont.org.br e participe!
Fonte: eadskill
Autor: Felipe Shahin
Contador, graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Pós-Graduado e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração FIA, Diretor Cultural da Associação dos Contadores de Jundiaí e Região – CONT, palestrante, auditor e consultor trabalhista, professor em diversas Instituições. Atuou em posições gerenciais sendo a última em empresa multinacional americana farmacêutica.  Atualmente é empresário contábil com experiência de 10 anos no setor de contabilidade.

Imprimir